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Prepare-se para o Concurso da 
PREFEITURA DE SÃO PAULO - SME

Professor de Ensino Fundamental II e Ensino Médio
(CONHECIMENTOS GERAIS)

No vídeo abaixo, você tem tem informações importantes sobre esse preparatório. 
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TUDO SOBRE ESSE PREPARATÓRIO
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  • Conteúdo totalmente online, com videoaulas e materias de apoio esquematizados, organizados em uma plataforma bastante fácil de ser utilizada.
  • Estude no conforto da sua casa, no seu ritmo e no seu melhor horário. Assista às aulas quantas vezes desejar, até a data da prova.
  • Os conteúdos postados no curso estão baseados em obras pedagógicas que mais aparecem nos concursos, na legislação nacional e na legislação e documentos municipais.
  • Assim que o edital for publicado, todo o curso será atualizado. Quem já tiver acesso a esse curso não precisará pagar nada a mais por isso. ATENÇÃO: Não estão inclusos nesse curso os conteúdos referentes a CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS de cada área.
  • O curso possui os seguintes módulos: 1. Aulas de técnicas e estratégias de estudos. 2. Conteúdos pedagógicos gerais. 3. Legislação geral e documentos oficiais. 4. Legislação municipal.  5. Redação. 6 Língua Portuguesa.
  • Suas dúvidas sobre conteúdos podem ser enviadas por e-mail e todas serão respondidas.

MÓDULOS DO CURSO COM CONTEÚDOS

TÉCNICAS E ESTRATÉGIAS DE ESTUDOS (Módulo Bônus)

Esse é um módulo para você poder afiar o machado. São técnicas e estratégias de estudos para aqueles que desejam construir uma rotina bastante produtiva.

CONTEÚDOS PEDAGÓGICOS GERAIS

LIBÂNEO, J.C. OLIVEIRA, J. F. TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003, 4ª Parte

AZANHA, José Mário Pires. Democratização do ensino: vicissitudes da ideia no ensino paulista. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 2, p. 335-344, maio/ago. 2004. 

TAJRA, Sanmya Feitosa. Informática na Educação: o uso de tecnologias digitais na aplicação das metodologias ativas. 10. ed., São Paulo: Érica, 2019.

HERNANDEZ, Fernando. Transgressão e Mudança na Educação: Os Projetos de Trabalho. Porto Alegre. Artmed, 1998.

VASCONCELLOS, Celso. Construção do conhecimento em sala de aula. Libertad – Centro de Pesquisa, formação e Assessoria Pedagógica. 14ª Edição – 2002

CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza (Org.). Interação escola família: subsídios para práticas escolares. Brasília: UNESCO, MEC, 2010.
 
CORTELLA, Mário Sérgio. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. 14. ed., São Paulo, Cortez, 2011.

LA TAILLE, Yves.DANTAS, Heloisa e OLIVEIRA, Marta Kohl de, Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão. 24. ed. São Paulo: Summus, 1992.
 
LUCKESI, C. C. Avaliação em educação: questões epistemológicas e práticas. São Paulo: Cortez, 2018. 

VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 29. ed. Campinas: Papirus, 2011.
 
ZABALA, A. A prática educativa: como ensinar. Tradução de Ernani F. F. Rosa. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1998.

ARANTES, Valéria Amorim (org). Afetividade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo. Summus, 2003. 

MANTOAN, Maria Teresa Egler. Inclusão Escolar - O que é? Por quê? Como fazer? 1a ed. São Paulo: Summus, 2015.

HOFFMAN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola à universidade. Porto Alegre. Mediação, 1998. 

​RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética e competência. 20. ed. São Paulo: 2011.​PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000. 

MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Abrindo as escolas às diferenças, capítulo 5, in: MANTOAN, Maria Teresa Eglér (org.) Pensando e Fazendo Educação de Qualidade. São Paulo: Moderna, 2001.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999. 

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à Educação do Futuro. São Paulo, Cortez, 2002

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre: Artmed, 2000

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1994.

GANDIN, Danilo. Planejamento como prática educativa. 19. Ed. São Paulo: Loyola edições, 2011

LEGISLAÇÃO GERAL, EDUCACIONAL E DOCUMENTOS OFICIAIS

Constituição Federal (Arts. 205 a 214 / 227 A 229)

Lei Federal n° 8.069/90 - ECA (Arts. 1° a 24, 53 a 69, 131 a 140)

Lei Federal n° 9.394/96 - LDB

Resolução CNE/CEB 01/2004

Resolução CNE/CEB 04/2010

Resolução CNE/CEB 02/2001

Resolução CNE/CEB N° 01/2000

Lei n° 14.113/2020 - NOVO FUNDEB

Lei nº 13.146/2015

Decreto 7.611/2011

Resolução CNE/CEB 04/2009

Plano Nacional de Educação - PNE (Lei 13005/2014)
Resolução CNE/CEB 01/2000

Resolução CNE/CP nº 2, de 22 de dezembro de 2017 - Institui e orienta a implantação da Base Nacional Comum Curricular, a ser respeitada obrigatoriamente ao longo das etapas e respectivas modalidades no âmbito da Educação Básica. 

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. Brasília: MEC/SEB, 2006.

BRASIL. Campos de experiências: efetivando direitos e aprendizagens na educação infantil. [Ministério da Educação; texto final Zilma de Moraes Ramos de Oliveira]. São Paulo: Fundação Satillana, 2018

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. ReferencialCurricular Nacional para a Educação Infantil.Brasília: MEC/SEF, 1998. 3v.

Resolução CNE/CEB n.º 5/09 e Parecer CNE/CEB n.º 20/2009 – Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil.

PNAIC - Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certo

Ensino Fundamental de 9 anos - Orientações Gerais para a Inclusão da Criança de 6 anos.

LEGISLAÇÃO  MUNICIPAL

Decreto nº 54.453/2013; 

Decreto nº 57.379/2016; 

Decreto nº 54.452/2013; Instrução normativa Nº 2/2019; 

Lei orgânica - São Paulo; Portaria 8.824/2016 - Prefeitura de São Paulo; 

Instrução normativa Nº 13/2018; Portaria Nº 8.764/2016.

Plano Municipal de Educação

SÃO PAULO - CURRÍCULO PAULISTA. homologado pela Resolução de 06/8 de 2019

E outras leis que o edital venha solicitar.

REDAÇÃO

Módulo com conteúdos teóricos e práticos - conteúdos e análise de respostas. (Não há correção de redações individuais).

LÍNGUA PORTUGUESA

Curso da Professora Denise, com aulas de Gramática e Interpretação de Textos.
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O QUE ESTÃO DIZENDO SOBRE NÓS?

F.A.Q - PERGUNTAS FREQUENTES

1. O que esse curso me oferece?

R: Todos os conteúdos apresentados acima, com direito às atualizações após a publicação do edital desse concurso. ATENÇÃO: Nesse curso não estão inclusos os conteúdos sobre CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS de cada área.

2. Qual é a duração do curso?

R: Até a data da prova!

3. Quais são as formas de pagamento?

R: O Tanalousa comercializa seus cursos somente pela Internet, em ambiente digital seguro. O pagamento pode ser realizado por meio de cartão de crédito (em até 12X com juros de 2.49 a.m) ou através de boleto bancário ou PIX (sem possibilidade de parcelamento com essas duas últimas opções). Quando o pagamento é realizado por boleto bancário, a liberação do acesso somente poderá ocorrer mediante confirmação bancária. Este processo é automático e será concluído em até 3 dias úteis após a data do pagamento. Para as compras realizadas com cartão de crédito ou PIX e aprovadas, a liberação do acesso é imediata

4. Como funciona o suporte Tanalousa?

R: Caso precise sanar alguma dúvida relativa ao material de estudos, problema de pagamento, dados de acesso, etc), nós temos atendimento no whatsapp (43) 99104 – 8686 e também pelo e-mail [email protected] Nosso horário de atendimento é de SEG a SEX, das 09h às 12h e das 13h às 18h, e aos SÁBADOS, das 9h às 12h.

5. Se eu não gostar, posso pedir devolução do que paguei?

R: Sim, claro. O Tanalousa tem absoluta confiança na qualidade de seus cursos. Se você não gostar de um de nossos cursos, terá até 10 dias para pedir a devolução do valor pago. Lembrando que esse prazo é até maior do que os 7 (sete) dias concedidos pelo Código de Defesa do Consumidor. As formas de reembolso estão explicadas nos Termos de Uso.

6. Ao adquirir o curso, como recebo os dados de acesso?

R: Ao comprar o curso com cartão de crédito, os dados de acesso serão enviados ao e-mail da compra em nome da plataforma Hotmart (os dados são o link de acesso ao curso e o login). O processo é todo automático. Ao receber o e-mail, você receberá todas as instruções para cadastrar uma senha de acesso para acessar a plataforma de estudos. Lembrando que se o pagamento foi realizado com boleto bancário, há um período de até três dias para aprovação. A confirmação da compra, bem como os dados de acesso podem chegar na lixeira ou na caixa de spam. É preciso estar atento a isso.

7. Quais são os materiais complementares às videoaulas?

R: Abaixo do player de vídeo (das videoaulas), você encontrará os materiais em formato PDF, que são materiais esquematizados, de apoio. É importante observar sempre a descrição da aula para entender como os materiais estão postados.