Conteúdo totalmente online, com videoaulas e matérias de apoio esquematizados, organizados em uma plataforma bastante fácil de ser utilizada
Os conteúdos desse curso são as principais leis e diretrizes cobradas nos diversos concursos de MAGISTÉRIO,
verifique abaixo.
Período de acesso
de 12 meses
Conteúdo totalmente online, com videoaulas e matérias de apoio esquematizados, organizados em uma plataforma bastante fácil de ser utilizada
Os conteúdos desse curso são as principais leis e diretrizes cobradas nos diversos concursos de MAGISTÉRIO, verifique abaixo.
Período de acesso
de 12 meses
Aulas teóricas e demonstrações a partir de temas e propostas cobradas pelas bancas.
Estude no conforto da sua casa, no seu ritmo e no seu melhor horário. Assista às aulas quantas vezes desejar.
Aulas teóricas e demonstrações a partir de temas e propostas cobradas pelas bancas.
Estude no conforto da sua casa, no seu ritmo e no seu melhor horário. Assista às aulas quantas vezes desejar.
Ao adquirir esse curso, receba também: uma apostila em PDF da
LDB comentada e um caderno de exercícios de Legislação
Módulo de Cursos com Conteúdos
R: Videoaulas e seus materiais de apoio, com leis e diretrizes atualizadas.
R: Acesso de 12 meses.
R: O Tanalousa comercializa seus cursos somente pela Internet, em ambiente digital seguro. O pagamento pode ser realizado por meio de cartão de crédito (em até 12X com juros de 2.49 a.m) ou através de boleto bancário ou PIX (sem possibilidade de parcelamento com essas duas últimas opções). Quando o pagamento é realizado por boleto bancário, a liberação do acesso somente poderá ocorrer mediante confirmação bancária. Este processo é automático e será concluído em até 3 dias úteis após a data do pagamento. Para as compras realizadas com cartão de crédito ou PIX e aprovadas, a liberação do acesso é imediata
R: Caso precise sanar alguma dúvida relativa ao material de estudos, problema de pagamento, dados de acesso, etc), nós temos atendimento no whatsapp (43) 99104 – 8686 e também pelo e-mail tanalousa@gmail.com. Nosso horário de atendimento é de SEG a SEX, das 09h às 12h e das 13h às 18h, e aos SÁBADOS, das 9h às 12h.
R: Sim, claro. O Tanalousa tem absoluta confiança na qualidade de seus cursos. Se você não gostar de um de nossos cursos, terá até 07 dias para pedir a devolução do valor pago. As formas de reembolso estão explicadas nos Termos de Uso.
R: Ao comprar o curso com cartão de crédito, os dados de acesso serão enviados ao e-mail da compra em nome da plataforma Hotmart (os dados são o link de acesso ao curso e o login). O processo é todo automático. Ao receber o e-mail, você receberá todas as instruções para cadastrar uma senha de acesso para acessar a plataforma de estudos. Lembrando que se o pagamento foi realizado com boleto bancário, há um período de até três dias para aprovação. A confirmação da compra, bem como os dados de acesso podem chegar na lixeira ou na caixa de spam. É preciso estar atento a isso.
R: Abaixo do player de vídeo (das videoaulas), você encontrará os materiais em formato PDF, que são materiais esquematizados, de apoio. É importante observar sempre a descrição da aula para entender como os materiais estão postados.
Tanalousa | AMF Cursos Preparatórios e Treinamentos Especializados Ltda. CNPJ: 05.947.200/0001-70
Currículo e Teorias do Currículo (Conceitos de Currículo com base em autores como Libâneo, Sacristán… Teorias Tradicionais, Críticas e Pós-Críticas).
Fundamentos sociofilosóficos da educação
(Conceitos de Educação, de Escola, Bases históricas da Educação, Educação e sociedade; Função da Escola; Educação e Trabalho etc.)
Educação, sociedade e trabalho.
Didática
(Conceitos de Educação, Pedagogia, Didática, Instrução, Ensino, Educação Informal, Não-Formal, Formal, Educação e Sociedade na perspectiva crítica, Ensino: objetivos, conteúdos, metodologia, avaliação etc.)
Tendências Pedagógicas (Tendências liberais, Teorias Crítico-Reprodutivistas, Tendências Progressistas).
Disciplinaridade, Multidisciplinaridade, Interdisciplinaridade e Globalização do conhecimento
Avaliação da Aprendizagem (Avaliação diagnóstica, formativa e somativa; Avaliação mediadora; Avaliação emancipadora; etc.)
Tecnologias da Informação e da Comunicação (Recursos tecnológicos; Educação e tecnologia; Papel mediador do Professor; Educação 2.0 e Educação 3.0; etc.).
Metodologias Ativas
Educação a distância (Legislação, estrutura…).
Projeto Político Pedagógico e Regimento Escolar (Conceitos, estrutura, princípios, dimensões e aspectos políticos do PPP).
Planejamento Escolar (Plano de Escola, Plano de Ensino, Plano de Aula; Princípios do Planejamento; Planejamento participativo; etc.)
Pedagogia de Projetos (Conceitos, estrutura, metodologia etc.).
Gestão Democrática ( Gestão escolar e administração escolar; Instâncias de gestão escolar; relação escola/família/comunidade; Conselho Escolar; APM; etc.).
Bases Psicológicas da Aprendizagem / Teorias da Aprendizagem
(Piaget, Vygotsky, Wallon, Ausubel, Gestalt, Skinner, Gardner, Metacognição, etc. Inatismo, Empirismo/Behaviorismo, Construtivismo).
Educação Especial / Inclusiva
Diversidade, Multiculturalismo e Interculturalidade / Movimentos culturais.
Fracasso escolar / Defasagem escolar
Escola, comunidade escolar e contextos institucional e sociocultural.
Função histórico-cultural da escola
Políticas educacionais (Educação escolar no contexto das transformações da sociedade contemporânea; Revolução tecnológica e informacional; Liberalismo, Capitalismo, Globalização, Neoliberalismo; Estado global e a nova ordem; Paradigma da igualdade; Paradigma da Liberdade econômica, da eficiência e da qualidade; Reformas e políticas neoliberais; Educação pública e neoliberalismo; Centralização e descentralização; Reformas educacionais e planos de educação;
Educação Integral (Conceitos, perspectivas, legislação etc.).
Avaliação em Larga Escala: Sistemas de avaliação (Saeb, Prova Brasil, Ana, Provinha Brasil, Novo Saeb, PISA, Ideb etc.).
Avaliação institucional.
Educação no Campo.
Educação de Jovens e Adultos.
Educação Ambiental.
Formação de Professores (Formação inicial e continuada).
Fundamentos legais da Educação Infantil
(Histórico, concepção de criança e de infância, desenvolvimento da criança, interações e brincadeiras, organização da rotina na educação infantil, planejamento na educação infantil etc.).
Supervisão /Coordenação pedagógica como espaço de formação pedagógica.
Relação professor-aluno.
Compromisso social e ético do professor.
Práticas pedagógicas.
Educação à distância.
Educação: comunidade escolar e contextos institucionais e sociocultural.
Pensadores da Educação: Comênio, Rousseau, Pestalozzi, Froebel, Herbart, Dewey, Montessori, Freinet, Decroly, Piaget, Saviani, Cortella, Vygotsky, Gadotti e muito mais!
HISTÓRIAS DA IDEIAS PEDAGÓGICAS NO BRASIL – SAVIANI, Demerval
INCLUSÃO ESCOLAR: PONTOS E CONTRAPONTOS – MANTOAN, Maria Teresa Égler. PIETRO, Rosângela Gavioli
EDUCAÇÃO, CONVIVÊNCIA E ÉTICA: AUDÁCIA E ESPERANÇA – CORTELLA, Mario Sergio
ÉTICA E COMPETÊNCIA – RIOS, Terezinha Azerêdo
FORMAÇÃO SOCIAL DA MENTE – VYGOTSKY, Lev Semyonovich
PENSAMENTO E LINGUAGEM – VYGOTSKY, Lev Semyonovich
A ESCOLA QUE (NÃO) ENSINA A ESCREVER – COLELLO, Silvia M. Gasparian
A CRIANÇA NA FASE INICIAL DA ESCRITA – SMOLKA, Ana Luiza Bustamante
A ORGANIZAÇÃO DO CURRÍCULO POR PROJETOS DE TRABALHO – HERNANDEZ, Fernando; VENTURA; Montserrat
A PRÁTICA EDUCATIVA – ZABALA, Antoni
A MATEMÁTICA NA ESCOLA: AQUI E AGORA – ZUNINA, Delia Lerner de
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR – PERRENOUD, Philippe
PEDAGOGIA NA PRÁTICA – PEREIRA, Iêda Lúcia Lima; HANNAS, Maria Lúcia
FORMAÇÃO DOCENTE E PROFISSIONAL – IMBERNON, Francesc
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR – LUCKESI, Cipriano Carlos
AVALIAÇÃO MEDIADORA – HOFFMANN, Jussara
OS 7 SABERES NECESSÁRIOS À EDUCAÇÃO DO FUTURO – MORIN, Edgar
DIDÁTICA DA MATEMÁTICA – PARRA, Cecilia
O DIÁLOGO ENTRE O ENSINO E A APRENDIZAGEM – WEISZ, Telma
LER E ESCREVER NA ESCOLA: O REAL, O POSSÍVEL E O NECESSÁRIO – LERNER, Delia
TÉCNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO NA EDUCAÇÃO – Coletâneas
EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL: INOVAÇÕES EM PROCESSOS – GADOTTI, Moacir
AS CEM LINGUAGENS DA CRIANÇA – FORMAN, George; GANDINI, Lella
APRENDER E ENSINAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL – SOLÉ, Isabel; HUGUET, Teresa
A PRODUÇÃO DO FRACASSO ESCOLAR – PATTO, Maria Helena Souza
TRANSGRESSÃO E MUDANÇAS NA EDUCAÇÃO – HERNÁNDEZ, Fernando
SÓ BRINCAR? – MOYLES, Janet
TEORIAS PSICOGENÉTICAS EM DISCUSSÃO – LA TAILLE, Yves de; OLIVEIRA, Marta K. de; PINTO, Heloysa D. de S.
SABORES, CORES, SONS E AROMAS – HORN, Maria da Graça Souza
PROJETOS PEDAGÓGICOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – HORN, Maria da Graça Souza
AFINAL, O QUE OS BEBÊS FAZEM NO BERÇÁRIO? – FOCHI, Paulo
REFLEXÕES SOBRE ALFABETIZAÇÃO – FERREIRO, Emilia
PSICOGÊNESE DA LÍNGUA ESCRITA – FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO EM SALA DE AULA – VASCONCELLOS, Celso Dos Santos
DIREITOS HUMANOS NO CHÃO DA ESCOLA – DIETRICH, A. M. & HASHIZUME, C. M. (Orgs)
DOCUMENTOS DE IDENTIDADE – SILVA, Tomaz Tadeu da
COMO SE APRENDE – FUNÇÃO SOCIAL
O CURRÍCULO : UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA – SACRISTÁN, José Gimeno
A ESCOLA E O CONHECIMENTO – CORTELLA, Mário Sérgio
AFETIVIDADE NA ESCOLA: ALTERNATIVAS TEÓRICAS E PRÁTICAS – VASCONCELOS, Mário Sérgio
CONSELHO ESCOLAR E A RELAÇÃO ENTRE A ESCOLA E O DESENVOLVIMENTO COM IGUALDADE SOCIAL – AGUIAR, Márcia Ângela da Silva [et. al.]
A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA – ARÊAS, Celina Alves
RELAÇÕES CONTEMPORÂNEAS ESCOLA-FAMÍLIA – CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza
EDUCAÇÃO INFANTIL: DESENVOLVIMENTO, CURRÍCULO E ORGANIZAÇÃO ESCOLAR – ARRIBAS, Teresa Lleixá
A AUTONOMIA DE PROFESSORES – CONTRERAS, José
A APRENDIZAGEM DE SER EDUCADOR – MORAN, José
FUNDAMENTOS SÓCIO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO – QUEIROZ, Cecília T. A. P. de; MOITA, Filomena M. G. da S.C
O UNIVERSO NA SALA DE AULA: UMA EXPERIÊNCIA EM PEDAGOGIA DE PROJETOS – FONSECA, Lúcia Lima da
O TRABALHO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL – OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de
O TRABALHO DO PROFESSOR NA EDUCAÇÃO INFANTIL – OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de
DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM – PIAGET, Jean
A CONSTRUÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO NA ESCOLA DE 1O GRAU – PIMENTA, Selma Garrido
O EDUCADOR E A MORALIDADE INFANTIL NUMA PERSPECTIVA CONSTRUTIVISTA – VINHA, Telma Pileggi
A GÊNESE SOCIAL DA CONCEITUALIZAÇÃO – FONTANA, Roseli Aparecida
MANUAL DE OBSERVAÇÃO PSICOMOTORA -FONSECA, Vítor da
JOGO, BRINQUEDO, BRINCADEIRA E A EDUCAÇÃO – KISHIMOTO, Tizuko Morchida. (Org.)
EDUCAÇÃO E APROPRIAÇÃO DA REALIDADE LOCAL – DOWBOR, Ladislau
ABRINDO AS ESCOLAS ÀS DIFERENÇAS – MANTOAN, Maria Teresa Eglér
ABORDAGEM TRIANGULAR NO ENSINO DAS ARTES E CULTURA VISUAIS – BARBOSA, Ana Mae; CUNHA, Fernanda Pereira da
DIDÁTICA DO ENSINO DE ARTE: A LÍNGUA DO MUNDO: POETIZAR, FRUIR E CONHECER ARTE – MARTINS, Mirian Celeste Ferreira Dias
O DESENHO INFANTIL – MEREDIEU, Florence de
EDUCAÇÃO INFANTIL: FUNDAMENTOS E MÉTODOS – OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de
PEDAGOGIA DA INFÂNCIA: DIALOGANDO COM O PASSADO: CONSTRUINDO O FUTURO – FORMOSINHO, Julia Oliveira
PALAVRA DE PROFESSOR(A): TATEIOS E REFLEXÕES NA PRÁTICA FREINET – FERREIRA, Gláucia de Melo (Org.)
QUALIDADE DO ENSINO: A CONTRIBUIÇÃO DOS PAIS – PARO, Vitor Henrique
QUALIDADE EM EDUCAÇÃO INFANTIL – ZABALZA, Miguel Angel
EDUCAÇÃO PSICOMOTORA: A PSICOMOTRICIDADE NA IDADE ESCOLAR – LE BOULCH, Jean
CICLOS, SERIAÇÃO E AVALIAÇÃO: CONFRONTO DE LÓGICAS – FREITAS, Luiz Carlos de
PEDAGOGIA INTERDISCIPLINAR: FUNDAMENTOS TEÓRICOS – METODOLÓGICOS – LUCK, Heloisa
GESTÃO DA CULTURA E DO CLIMA ORGANIZACIONAL DA ESCOLA – LUCK, Heloisa
AÇÃO INTEGRADA: ADMINISTRAÇÃO, SUPERVISÃO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL – LUCK, Heloisa
CONCEPÇÕES E PROCESSOS DEMOCRÁTICOS DE GESTÃO EDUCACIONAL – LUCK, Heloisa
LIDERANÇA EM GESTÃO ESCOLAR – LUCK, Heloisa
COMO DESENVOLVER AS COMPETÊNCIAS EM SALA DE AULA – ANTUNES, Celso
ALFABELETRAR: FUNDAMENTOS E PRÁTICAS. EDITORA MEDIAÇÃO – DALLA ZEN, M. I. H.; XAVIER, M. L. M; TRAVERSINI, Clarice S.; et al
INDAGAÇÕES SOBRE O CURRÍCULO – HOFFMANN, Jussara
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: COM OS PINGOS NOS IS – CARVALHO, Rosita Edler
PEDAGOGIA DE PROJETOS: ANO LETIVO SEM MESMICE – FONTE, Paty
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DO BERÇÁRIO AO ENSINO MÉDIO – GALLARDO, Jorge Sergio Perez
METODOLOGIAS ATIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO INOVADORA – MORAN, José
EDUCAR OS TRÊS PRIMEIROS ANOS: A EXPERIÊNCIA DE LÓCZY – FALK, Judit
DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: TEORIA E PRÁTICA – MELLO, Suely A.; BARBOSA, Maria C. S.; FARIA, Ana L. G. de
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: DO BERÇÁRIO AO ENSINO MÉDIO – GALLARDO, Jorge Sergio Perez
METODOLOGIAS ATIVAS PARA UMA EDUCAÇÃO INOVADORA – MORAN, José
EDUCAR OS TRÊS PRIMEIROS ANOS: A EXPERIÊNCIA DE LÓCZY – FALK, Judit
DOCUMENTAÇÃO PEDAGÓGICA: TEORIA E PRÁTICA – MELLO, Suely A.; BARBOSA, Maria C. S.; FARIA, Ana L. G. de
O PROFESSOR E A AVALIAÇÃO EM SALA DE AULA. ESTUDOS EM AVALIAÇÃO EDUCACIONAL – GATTI, Bernadete Angelina
AS INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E SEUS ESTÍMULOS – ANTUNES, Celso
INCLUSÃO: CONSTRUINDO UMA SOCIEDADE PARA TODOS – SASSAKI, Romeu Kazumi
BULLYING: O PESADELO DA ESCOLA – ROLIM, Marcos
AVALIAR: RESPEITAR PRIMEIRO EDUCAR DEPOIS – VALLE, Luiza Elena Leite Ribeiro
AS OPERAÇÕES MATEMÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL I – BROITMAN, Cláudia
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO NOS MUNICÍPIOS – MANTOAN, Maria Teresa Eglér
ALFABETIZAÇÃO DE ADULTOS: LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS – DURANTE, Marta
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO – SOARES, Magda
ALFABETIZAÇÃO EM PROCESSO – FERREIRO, Emilia
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: MATEMÁTICA DE 0 A 6 – SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez; CÂNDIDO, Patrícia
A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: PAPEL DO EDUCADOR, DO EDUCANDO E DA SOCIEDADE – JÓFOLI, Zélia
CONCEPÇÃO DIALÉTICA-LIBERTADORA DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO ESCOLAR – VASCONCELLOS, Celso dos Santos
CIBERCULTURA – LÉVY, Pierre
AÇÃO SUPERVISORA: TENDÊNCIAS E PRÁTICAS – POSSANI, Lourdes F. P.; ALMEIDA, Júlio G.; SALMASO, José L.
LIDERANÇA EM FOCO – CORTELLA, Mário Sérgio
ENSINO DE CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO: CONDIÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO – CARVALHO, Anna M. P. de
ENSINAR MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL E NAS SÉRIES INICIAIS: ANÁLISE E PROPOSTAS – PANIZZA, Mabel
ENSINO DE HISTÓRIA: SUJEITOS, SABERES E PRÁTICAS – CERRI, Luis Fernando
O ENSINO NA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO: EDUCAÇÃO NA ERA DA INSEGURANÇA – HARGREAVES, Andy
AVALIAÇÃO FORMATIVA: PRÁTICAS INOVADORAS – VILLAS BOAS, Maria Benigna de Freitas
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA – FREIRE, Paulo
DIDÁTICA E PRÁTICA HISTÓRICO-SOCIAL: UMA INTRODUÇÃO AOS FUNDAMENTOS DO TRABALHO DOCENTE – LIBÂNEO, José Carlos
PENSANDO E FAZENDO EDUCAÇÃO DE QUALIDADE – MANTOAN, Maria Teresa Eglér
O FAZER COTIDIANO NA SALA DE AULA: A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NO ENSINO DA LÍNGUA – FERREIRA, Andréa T. B.; ROSA, Ester C. de S.
O BRINCAR E SUAS TEORIAS – KISHIMOTO, Tizuko Morchida. (Org.)
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: TEORIA PRÁTICA E PROPOSTA – ROMAO. Eustaquio; GADOTTI, Moacir
ESTRATÉGIAS DE LEITURA – SOLÉ, Isabel
GESTÃO DE CONFLITOS: DESAFIOS DO MUNDO CORPORATIVO – BURBRIGDE, Anna H. M.; BURBRIDGE, Richard M.
DIA A DIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL – RAPOPORT, Andrea
QUAL É A TUA OBRA? INQUIETAÇÕES PROPOSITIVAS SOBRE GESTÃO, LIDERANÇA E ÉTICA – CORTELLA, Mário Sérgio
A REINVENÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA EXPERIÊNCIA DE REGGIO EMILIA – GARCIA, Joe; PAGANO, Andrea; PRANDI, Roberta
A LITERATURA INFANTIL DE MONTEIRO LOBATO OU COMUNISMO PARA CRIANÇAS – ZILBERMAN , Regina
LER, ESCREVER E RESOLVER PROBLEMAS: HABILIDADES BÁSICAS PARA APRENDER MATEMÁTICA – SMOLE, Kátia Stocco; DINIZ, Maria Ignez;
CURRÍCULO, TERRITÓRIO EM DISPUTA – ARROYO, Miguel González
O COORDENADOR PEDAGÓGICO E O ATENDIMENTO À DIVERSIDADE – ALMEIDA, Laurinda R. de; PLACCO, Vera M. N. de S.
GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS – OLIVEIRA, Dalila Andrade
AUTONOMIA DA ESCOLA. PRINCÍPIOS E PROPOSTAS – GADOTTI, Moacir
SUPERVISÃO E GESTÃO NA ESCOLA CONCEITOS E PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO – RANGEL, Mary
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA ESCOLA: TEORIA E PRÁTICA (CAPÍTULOS 6, 7 E 14) – COLL, César; MONEREO, Carles (Orgs.)
SEIS ESTUDOS DE PSICOLOGIA – PIAGET, Jean
PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA: PRIMEIRAS APROXIMAÇÕES – SAVIANI, Demerval
ENSINO DE HISTÓRIA: FUNDAMENTOS E MÉTODOS – BITTENCOURT, Circe Maria Fernanda
FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DA AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL – GUIMARÃES, Célia M.; CARDONA, Maria João; OLIVEIRA, Daniele R. de (Orgs.)
VER DEPOIS DE OLHAR: A FORMAÇÃO DO OLHAR DOS PROFESSORES PARA OS DESENHOS DE CRIANÇAS – AUGUSTO, Silvana de Oliveira
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS – TAJRA, Sanmya Feitosa
INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO: O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS – TAJRA, Sanmya Feitosa
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL E PROMOÇÃO ESCOLAR – DOLINSKY, Sandra M.; AREDONDO, Santiago C.; DIAGO, Jesus C.
EDUCAÇÃO INFANTIL: PRA QUE TE QUERO? – CRAIDY, Carmen; KAERCHER, Gladis
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO – MEC
DIDÁTICA – JOSÉ CARLOS LIBÂNEO – LIBÂNEO, José Carlos
PLANEJAMENTO – PROJETO DE ENSINO-APRENDIZAGEM E PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO – VASCONCELLOS, Celso dos Santos
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO – LUCKESI, Cipriano Carlos
AVALIAÇÃO NA PRÉ-ESCOLA: UM OLHAR SENSÍVEL E REFLEXIVO SOBRE A CRIANÇA – HOFFMANN, Jussara
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA ESCOLA: TEORIA E PRÁTICA (CAPÍTULOS 6, 7 E 14) – LIBÂNEO, José Carlos
O INGRESSO NA ESCRITA E NAS CULTURAS DO ESCRITO: SELEÇÃO DE TEXTOS E PESQUISAS – FERREIRO, Emilia
EDUCAÇÃO – DO SENSO COMUM À CONSCIÊNCIA FILOSÓFICA – SAVIANI, Demerval
INFÂNCIA E SUAS LINGUAGENS – GOBBI, Marcia Aparecida; PINAZZA, Mônica Appezzato
LETRAMENTO: UM TEMA EM TRÊS GÊNEROS – SOARES, Magda
AVALIAÇÃO EM EDUCAÇÃO – QUESTÕES EPISTEMOLÓGICAS E PRÁTICAS – LUCKESI, Cipriano Carlos
QUALIDADE NA EDUCAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA: PERSPECTIVA PÓS-MODERNA – PENCE, Alan R.; DAHLBERG, Gunila
OS CICLOS DE APRENDIZAGEM. UM CAMINHO PARA COMBATER O FRACASSO ESCOLAR – PERRENOUD, Philippe
EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL: A ESCOLA EDUCATIVA – GÓMEZ, Ángel Ignacio Pérez
AVALIAR PARA PROMOVER: AS SETAS DO CAMINHO – HOFFMANN, Jussara
INTERAÇÃO ESCOLA-FAMÍLIA: SUBSÍDIOS PARA PRÁTICAS ESCOLARES – MEC
PRÁTICAS CORPORAIS E A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR – BOOG, Ana Carolina; URIZZ, Elisabete Jacques
SIGNIFICADOS E RESSIGNIFICAÇÕES DO LETRAMENTO – KLEIMAN, Angela B.; ASSIS, Juliana Alves
COMPREENDENDO O DESENVOLVIMENTO MOTOR – GALLAHUE, David L.; OZMUN, John C.
PROFESSORES REFLEXIVOS EM UMA ESCOLA REFLEXIVA – ALARCÃO, Isabel
EDUCAÇÃO GEPGRÁFICA: TEORIAS E PRÁTICAS DOCENTES – CASTELLAR, Sonia
INQUIETAÇÕES E MUDANÇAS NO ENSINO DA ARTE – BARBOSA, Ana Mae
SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA – MORAIS, Artur
PLANEJAMENTO COMO PRÁTICA EDUCATIVA – GANDIN, Danilo
CONCEPÇÃO DIALÉTICA DA EDUCAÇÃO – GADOTTI, Moacir
APRENDER A LER E A ESCREVER: UMA PROPOSTA CONSTRUTIVISTA – TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa
TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS E SEUS PRESSUPOSTOS – QUEIROZ, Cecília; MOITA, Filomena
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO DA ESCOLA – UMA CONSTRUÇÃO POSSÍVEL – VEIGA, Ilma Passos A.
EDUCAÇÃO, ESCOLA E SOCIEDADE – Material geral
ENSAIOS PEDAGÓGICOS – COMO CONSTRUIR UMA ESCOLA PARA TODOS? – MACEDO, Lino de
AVALIAÇÃO E EDUCAÇÃO INFANTIL – HOFFMANN, Jussara
EDUCAÇÃO INFANTIL E PRÁTICAS PROMOTORAS DE IGUALDADE RACIAL – SILVA JUNIOR, Hédio, et.al
CRITÉRIOS PARA UM ATENDIMENTO EM CRECHES QUE RESPEITE OS DIREITOS FUNDAMENTAIS DAS CRIANÇAS – MEC
A CRIANÇA E O NÚMERO – KAMI, Constance
INCLUSÃO ESCOLA – O QUE É? POR QUÊ? COMO FAZER? – MANTOAN, Maria Teresa Eglér
FORMANDO PROFESSORES PROFISSIONAIS – QUAIS ESTRTÉGIAS? QUAIS COMPETÊNCIAS? – PAQUAY, L.; PERRENOUD, P.; ALTET, M.; CHARLIER, E.
NOVAS TECNOLOGIAS E MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA – MORAN, José; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda A.
MORAN, José; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda A. – DERDYK, Edith
PLANEJAMENTO DIALÓGICO: OMO CONSTRUIR O PPP DA ESCOLA – PADILHA, Paulo R
PROFESSORES DO BRASIL: IMPASSES E DESAFIOS – GATTI, Bernadete A.; BARRETTO, Elba S.
COM TODAS AS LETRAS – FERREIRO, Emilia
INDISCIPLINA, DISCIPLINA: ÉTICA, MORAL E AÇÃO DO PROFESSOR – TAILLE, Yves de La. et al
EVASÃO ESCOLAR: CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS – Coletânea
NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO: COMO O CÉREBRO APRENDE – COSENZA, Ramon M
CAMINHOS DA EDUCAÇÃO INTEGRAL NO BRASIL – MOLL, Jaqueline
DISCIPLINA: CONSTRUÇÕES DA DISCIPLINA CONSCIENTE E INTERATIVA EM SALA DE AULA E NA ESCOLA – VASCONCELLOS, Celso S.
MARCAS DA DIFERENÇA NO ENSINO ESCOALAR – MISKOLCI, Richard
GLOBALIZAÇÃO E NEOLIBERALISMO: O QUE ISSOTEM A VER COM VOCÊ, PROFESSOR? – CORRÊA, Vera
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA: UMA POSSIBILIDADE PARA A INCLUSÃO SOCIAL – CHASSOT, Attico
SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS PARA O ORAL E A ESCRITA – DOLZ, Joaquim, NOVERRAZ, Michèle e SCHNEUWLY, Bernard
ESCREVER E LER – CURTO, Lluís Maruny; MORILLO, Maribel M. & TEIXIDÓ, Manuel
CUIDADO NECESSÁRIO – BOFF, Leonardo
PERIODIZAÇÃO HISTÓRICO-CULTURAL DO DESENVOLVIMENTO DO PSIQUÍSMO – FACCI, Marilda; ABRANTES, Angelo; MARTINS, Márcia
O DESENVOLVIMENTO DO PSIQUISMO E A EDUCAÇÃO ESCOLAR – MARTINS, Lígia Márcia
BRINQUEDOS DE CHÃO – PIORSKI, Gandhy
JOVENS CADA VEZ MAIS JOVENS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – BRUNEL, Carmen
TRANSVERSALIDADE E ONSTERDICIPLINARIDADE – GARCIA, Lenise Aparecida Martins
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: SABERES E FAZERES – VIEGAS, Moacir Fernando; BARCELES, Valdo Hermes de Lima; GUSTSACK, Felipe
ESCOLA E DEMOCRACIA – SAVIANI, Dermeval
AS DIMENSÕES DO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO – VEIGA, Ilma Passos; FONSECA, Marília
DO DESENHO AO MAPA: INICIAÇÃO CARTOGRÁFICA – ALMEIDA, Rosangela Doin de
A EXPERIÊNCIA DE APRENDER NA EDUCAÇÃO INFANTIL – AUGUSTO, SILVANA DE OLIVEIRA
FORMA DE ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO – RADE, Isabel Cristina Alves da Silva
CANDAUVERA MARIA CANDAUVIOLÊNCIADIREITOS HUMANOSVIOLÊNCIA NO COTIDIANO ESCOLAR – CANDAU, Vera Maria
METODOLOGIA DO ENSINO DE CIÊNCIAS – DELIZOICOV, Demetrio
COMPREENDER E ENSINAR: POR UMA DOCÊNCIA DE MELHOR QUALIDADE – RIOS, Terezinha Azerêdo
O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO ALGÉBRICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA – NACARATO, Adair Mendes; CUSTÓDIO, Iris Aparecida
APRENDIZAGEM: TEORIA DO REFORÇO – KELLER, Fred Simmons
ARTE, AFETO E EDUCAÇÃO – MEIRA, Marly; PILLOTTO, Sílvia
DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E APRENDIZAGEM – FONSECA, Vitor da
FORMAÇÃO DE PROFESSORES: LIMITES CONTEMPORÂNEOS E ALTERNATIVAS NECESSÁRIAS – MARTINS, Lígia Márcia; DUARTE, Newton
A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO E DA LINGUAGEM – VYGOTSKY, Lev Semyonovich
AS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR NO SÉCULO XXI: A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES E O DESAFIO DA AVALIAÇÃO – PERRENOUD, Philippe
PRODUÇÃO ESCRITA E DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM – DOLZ, Joaquim; GAGNON, Roxane; DECÂNDIO, Fabrício
AVALIAÇÃO: CONCEPÇÃO DIALÉTICA-LIBERTADORA DO PROCESSO DE AVALIAÇÃO ESCOLAR – VASCONCELLOS, Celso dos Santos
INTERAÇÕES: SER PROFESSOR DE BEBÊS – CUIDAR, EDUCAR E BRINCAR, UMA ÚNICA AÇÃO – ORTIZ, Cisele; CARVALHO, Maria Teresa Venceslau de; BAROUKH, Josca Ailine
PLANEJAMENTO NA SALA DE AULA – GANDIM, Danilo; CRUZ, Carlos Henrique Carrilho
FORMANDO CRIANÇAS LEITORAS – JOLIBERT, Josette
PEDAGOGIA E PRÁTICA DOCENTE – FRANCO, Maria Amélia Santoro
FORMANDO CRIANÇAS PRODUTORAS DE TEXTOS – JOLIBERT, Josette
PEDAGOGIA DIFERENCIADA – PERRENOUD, Philipp
EDUCAR MENINAS E MENINOS: RELAÇÕES DE GÊNERO NA ESCOLA – AUAD, Daniela
EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DA LIBERDADE – FREIRE, Paulo
ENSINAR A LER, ENSIANR A COMPREENDER – COLOMER, Teresa; CAMPOS, Anna
UMA DIDÁTICA PARA A PEDAGOGIA HISTÓRICO CRÍTICA – GASPARIN, João Luiz
O BRINCAR HEURÍSTICO NA CRECHE – FOCHI, Paulo
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL: CAMINHANDO NA CONTRAMÃO – SORDI, Maria Regina Lemas de
O CONSTRUTIVISMO NA SALA DE AULA – COLL, César
EDUCAÇÃO ESCOLAR: POLÍTICAS, ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO – LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira; TOSCHI, Mirza Seabra
COMO APRENDER E ENSINAR COMPETÊNCIAS – ZABALA, Antoni; ARNAU, Laia
DEMOCRATIZÇÃO DO ENSINO: VICISSITUDES DA IDEIA DENO ENSINO PAULIST – AZANHA, José Mário Pires
CURRÍCULO, DIFERENÇA CULTURL E DIÁLOGO – MOREIRA, Antônio Flávio Barbosa
SISTEMAS DE AVALIAÇÃODA EDUCAÇÃO NO BRASIL – CASTRO, Maria Helena Guimarães
APRENDIZAGEM UBÍQUA SUNSTITUI A EDUCAÇÃO FORMAL? – SANTAELLA, Lúcia
A ESCOLA PÚBLICA UNIVERSAL E GRATUITA – TEIXEIRA, Anísio
EDUCAÇÃO ESPECIALNA ESCOLA INCLUSIVA – MACHADO, Rosângela
CRIANÇAS PEQUENAS REINVENTAM A ARITMÉTICA – KAMII, Constance
METODOLOGIA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA – PENTEADO, Heloísa Dupas
A PERSPECTIVA MULTICULTURAL NO PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO – RESENDE, Lúcia Maria
SABERES DOCENTES E FORMAÇÃO PROFISSIONAL – TARDIF, Maurice
PROFESSORA SIM, TIA NÃO – FREIRE, Paulo
EDUCÇÃO ESPECIAL: PROGRAMA DE ESTIMULAÇÃO PRECOCE UMA INTRODUÇÃO ÀS IDEIAS DE FEUESTEIN – FONSECA, Vitor
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM MATEMÁTICA: ESPAÇO, TEMPO E CORPOREIDADE – GIGANTE, Ana Maria Beltrão; SANTOS, Monica Bertoni dos
PIAGET E VYGOTSKY: NOVAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DEBATE – CASTORINA, José Antônio
INTERAÇÕES: ONDE ESTÁ A ARTE NA INFÂNCIA? – BARBIERE, Stela
IDEIAS ORIENTADORAS PARA A CRECHE: A QUALIDADE NEGOCIADA – BECCHI, Egle
A AVALIAÇÃO NA E DA EDUCAÇÃO INFANTIL – DIDONET, Vital
DESCOBRIR BRINCANDO – MAJEM, Tere; ÒDENA, Pepa
ENCONTROS E ENCANTAMENTOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – OSTETTO, Luciana Esmeralda
DESENVOLVIMENTO PSICOLÓGICO E EDUCAÇÃO – COLL, César;
MARCHESI, Álvaro; PALACIOS, Jésus; MORAES, Daisy Vaz de
COR, SOM, MOVIMENTO: A EXPRESSÃO PLÁTICA, MUSICAL E DRAMÁTICA NO COTIDIANO DA CRIANÇA – CUNHA, Susana Rangel Vieira da
ESCOLA, LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS – AUFMAN, Ana Maria; RODRIGUEZ, Maria Helena
AS LETRAS FALAM: METODOLOGIA PARA ALFABETIZAÇÃO – ZORZI, Jaime Luiz
PREVENÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS DISCIPLINARES: GUIA PARA EDUCADORES – BOYNTON, Mark; BOYNTON, Christine
AULA NOTA 10 – LEMOV, Doug
PIAGET, VYGOTSKY, FREIRE E A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO NA ESCOLA – JÓFOLI, Zélia
BRINCADEIRAS: PARA CRIANÇAS DE TODO O MUNDO – SILVA, Lucilene
PSICOMOTRICIDADE: EDUCAÇÃO E REEDUCAÇÃO – MEUR, Auguste de
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA – HOFFMAN, Jussara
AUTORIDADE E AUTONOMIA NA ESCOLA: ALTERNATIVAS TEÓRICAS E PRÁTICAS – AQUINO, Júlio Groppa
LINGUAGEM, DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM – VYGOTSKY, Lev S.; LURIA, Alexander R.; LEONTIEV, Alex N.
OS BEBÊS INTERROGAM O CURRÍCULO – RICHTER, Sandra Regina Simonis; BARBOSA, Maria Carmen Silveira
MODOS DE FALAR / MODOS DE ESCREVER – BORTONE, Márcia Elizabeth; BARTONI, Ricardo; BORTONI, Stella Maris
NEUROCIÊNCIA E APRENDIZAGEM – LIMA, Elvira Souza
INDICADORES DE QUALIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL – MEC
JOGOS E BRINCADEIRS NO ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA – LEAL, Telma Ferraz
CAPACIDADES LINGUÍSTICAS DA ALFABETIZAÇÃO – BATISTA, Antônio Augusto Gomes
POLÍTICA PARA UMA EDUCAÇÃO BILÍNGUE E INCLUSIVA A ALUNOS SURDOS NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO – LACERDA, Cristina Broglia Feitosa de; ALBRES, Neiva de Aquino; DRAGO, Silvana Lucena dos Santos
CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: O CONHECIMENTO FÍSICO – CARVALHO, Ana Maria Pessoa de
PEDAGOGIA DA AUTONOMIA – FREIRE, Paulo
INDISCIPLINA NA ESCOLA: ALTERNATIVAS TEÓRICAS E PRÁTICAS – AQUINO, Júlio Groppa
GESTÃO DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM PELO PROFESSOR – LUCK, Heloisa
POR AMOR E POR FORÇA: ROTINAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL – BARBOSA, Maria Carmen Silveira
HENRY WALLON – UMA CONCEPÇÃO DIALÉTICA DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL – GALVÃO, Izabel
REFLEXÕES SOBRE O ENSINO D LEITURA E DA ESCRITA – TEBEROSKY, Ana; CARDOSO, Beatriz
PEDAGOGIA DA ESPERANÇA: UM REENCONTRO COM A PEDAGOGIA DO OPRIMIDO – FREIRE, Paulo
A ATIVIDADE DA CRIANÇA NA IDADE PRÉ-ESCOLAR – LIMA, Elvira Souza
O VALOR DA INTERAÇÃO CRIANÇA-CRIANÇA EM CRECHES NO DESENVOLVIMENTO INFATIL – OLIVEIRA, Zilma de Moraes Ramos de; ROSSETTI-FERREIRA, Maria Clotilde T.
ALFABETIZAÇÃO E LINGUÍSTICA – CAGLIARI, Luiz Carlos
DO DESENVOLVIMENTO DA PRIMEIRA INFÂNCIA AO DESENVOLVIMENTO HUMANO: INVESTINDO NO FUTURO DE NOSSAS CRIANÇAS – YOUNG, Mary Eming
A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER: EM TRÊS ARTIGOS QUE SE COMPLETAM – FREIRE, Paulo
BRINCAR PARA TODOS – SIAULYS, Mara O. de Campos
Formar educadoras e educadores de jovens e adultos – Miguel Arroyo
Educação e Mudança – Paulo Freire
REDAÇÃO PARA CONCURSOS DE CARREIRAS EDUCACIONAIS
Conteúdos Teórico-Práticos:
Temas Diversos
Análises
RESOLUÇÃO DE EXERCÍCIOS
MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO
Matemática
Raciocínio Lógico-Matemático
INFORMÁTICA
BRASIL. Leinº13.146, de 6 de julho de 2015-Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).
BRASIL. Resolução CNE / CEB 4/2009 –Institui Diretrizes Operacionais para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília: CNE, 2009.
Decreto 7.611/2011 Dispõe sobre a Educação Especial, o AEE e dá outras providências.
Aspectos históricos da Educação Especial – Modelo clínico terapêutico, de integração à inclusão, práticas pedagógicas inclusivas, organização curricular na Educação Especial, formação de professor para contextos inclusivos e aspectos gerais da psicomotricidade.
Resolução CNE/CEB nº 2/2001: Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica.
Atendimento Educacional Especializado para pessoas com Deficiência Física. Atendimento Educacional Especializado para pessoas com Surdez.
Atendimento Educacional Especializado – Políticas públicas e gestão nos municípios.
Inclusão escolar.
Currículo na perspectiva da inclusão e da diversidade – PNAIC.
Atendimento Educacional Especializado para pessoas com Deficiência Visual.
Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência / ONU, 2006.
Declaração de Salamanca.
ROPOLI, Edilene Aparecida. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, 2010.
BRASIL. Secretaria de Educação Especial. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. Brasília, MEC/SEESP, 2008.
Fundamentos Legais da Educação Especial.
Atendimento Educacional Especializado: Deficiência Mental.
MANTOAN, Maria Teresa Égler. PIETRO, Rosângela Gavioli. Inclusão escolar: pontos e contrapontos. SãoPaulo: Summus, 2006.
MANTOAN, Maria Teresa Eglér. Inclusão escolar–Oqueé? Porquê? Como fazer?Ed. Moderna, 2003.
SASSAKI, Romeu Kazumi. Inclusão: Construindo uma sociedade para todos. Rio de Janeiro: Wva, 1999.
MISKOLCI, Richard. Marcas da diferença no ensino escolar (org.). SãoCarlos: EDUFACAR, 2010.
Lei nº 9.394/96 –Lei de Diretrize se Bases da Educação Brasileira comentada.
Teorias da Aprendizagem – Psicologia da Educação.
Educação Infantil para concursos.
Alfabetização eLetramento.
Formação Docente.
Autores da Educação: John Locke, Comênio, Rousseau, Pestalozzi, Froebel, Herbart, Dewey, Montessori, Freinet, Decroly, Karl Marx, Antonio Gramsci, Paulo Freire, Georges Snyders, Henry Giroux, Louis Althusser, Christian Baudelot, Roger Establet, Pierre Bourdieu e Jean Claude Passeron.
Gestão Escolar.
Currículo e teorias do currículo.
Projeto político-pedagógico.
Concepções de educação, escola e aprendizagem.
Didática – manual esquematizado